Consultas sem paredes
Em todo o lado. Para todos.
Consultas de psiquiatria, psicologia,
terapia e afins em espaços inesperados.
As Consultas sem Paredes são um projeto inovador, pioneiro em Portugal e no mundo, com consultas de psiquiatria, psicologia e psicoterapia, em espaços diferentes, inesperados e inspiradores, desconstruindo o paradigma do acesso a serviços de saúde mental.
Trabalhamos a acessibilidade
em três vertentes:
Espaço
Todos os espaços públicos e abertos podem ser terapêuticos e locaisde encontro para trabalhar o bem-estar;
Preço
Todas as nossas consultas são a 35€ e trabalhamos constantemente para ter parcerias para comparticipar este preço;
Direitos Humanos
As pessoas estão no centro do nosso projecto. Trabalhamos a diversidade de pessoas, nacionalidades e outras especificidades;
O Projeto
Criado em 2019 para criar novas oportunidades de acessibilidade em saúde mental, o projeto está organizado em núcleos e presente em locais inspiradores, atrativos e não estigmatizantes, como museus, bibliotecas, parques e até mesmo um estádio de futebol.
As consultas funcionam em processo terapêutico regular, dentro dos espaços parceiros e em horário regular dos mesmos, passando totalmente despercebidas.
Porquê?
A saúde mental e o bem-estar não são apenas problemas individuais, mas também da comunidade, sendo que muitos têm origem na maneira em como vivemos em sociedade.
Em Portugal a saúde mental ainda não é acessível a todos. As listas de espera no serviço público são longas e o setor privado oferece serviços a preços pouco acessíveis. Culturalmente ainda existe estigma quanto à necessidade de tratamento e/ou acompanhamento como uma prática normal dentro da própria saúde geral.
Informações
As Consultas sem Paredes têm neste momento três núcleos: na freguesia do Beato na escola artística Ar.Co (Lisboa), no Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (Lisboa) e no concelho de Cascais, presente em várias localizações como o Museu Conde Castro Guimarães, o parque Marechal Carmona, a Biblioteca Casa da Horta, e o Casal Saloio em São Domingos de Rana.
Funcionamos em rede, com pequenos grupos de profissionais de saúde mental, entre psiquiatras, psicólogos e psicoterapeutas. Todos os nossos técnicos são profissionais independentes e estão registados, caso necessário, na Entidade Reguladora da Saúde, com livros de reclamações.
As Consultas sem Paredes / Manicómio funcionam como o “tinder” da saúde mental, em que fazem a ligação entre o pedido da pessoa e o profissional de saúde mental. A partir daqui a conversa e agendamento são feitas entre os dois.
Qualquer consulta custa 35€ (psiquiatria, terapia individual, terapia casal ou terapia de família).
As consultas destinam-se a crianças / adolescentes, adultos e idosos, e criamos núcleos com técnicos que respondam aos desafios do território, quer seja em relação a públicos, quer correntes terapêuticas específicas.
Temos consultas individuais e de grupo (terapia de casal e/ou terapia familiar).
As consultas fazem parte de um processo terapêutico, ou sejam, funcionam como em qualquer outro espaço que tenha serviços de saúde mental, não sendo serviços isolados ou pontuais.
Temos consultas de psiquiatria, psicologia e psicoterapia.
Linhas: intervenção sistémica, orientação
psicodinâmica, cognitivo-comportamental, clínica dinâmica e integracionista;
O agendamento é feito sempre e unicamente por email. Cada núcleo tem um email específico.
Núcleo Beato / Ar.Co: consultas.beato@manicomio.pt
Núcleo maat: consultas.maat@manicomio.pt
Núcleo Cascais: consultas.cascais@manicomio.pt
Demoramos cerca de 48 horas a responder.
Atenção: o email geral do Manicómio (info@manicomio.pt) não serve nem para agendamento das consultas, nem para obtenção de informação das mesmas.
Parceiros:
Investidores Bolsa Consultas:
Quer juntar-se ao projeto?
É técnico de saúde mental (psiquiatra, pedopsiquiatra, psicólogo, psicoterapeuta, terapeuta) e está interessado em juntar-se a um dos nossos núcleos ou criar um?